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TURQUIA: COVID-19

Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio na Turquia decorrentes da COVID-19.

PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS

  • Atualmente existem constrangimentos para as empresas no que refere a escassez de contentores e preços logísticos, que aumentaram consideravelmente.
  • Taxas adicionais foram implementadas na importação de cerca de 1000 produtos com origem em países terceiros, mesmo que as exportações sejam realizadas por países da UE.
  • Relativamente ao transporte aéreo, os passageiros estrangeiros que entrarem na Turquia têm de apresentar um teste PCR negativo (até 72 horas antes do voo) e de preencher um formulário online, após o que lhes será atribuído um código que fará o rastreamento desde a entrada até à saída do país e que lhes dará acesso à maioria dos espaços públicos, tais como estabelecimentos de retalho, restauração, etc.. Esta obrigatoriedade foi imposta no dia 15 de março de 2021.
  • De 12 de abril a 16 de maio, período de Ramadão e de feriados religiosos, a restauração só pode funcionar com entregas domiciliárias e take away, em toda a Turquia. Durante o mesmo período, durante a semana é obrigatório o confinamento das 19:00 até às 05:00 da manhã seguinte e é proibido ajuntamentos de pessoas, incluindo família, nas refeições do amanhecer e do entardecer.
  • Os setores mais afetados são os da restauração, hotelaria, viagens e os artesãos (em 2020 encerraram cerca de 100.000 empresas unipessoais de artesanato, mais 25.322 nos dois primeiros meses de 2021). Em fevereiro, foi registada uma quebra na produção e exportações do setor automóvel. O setor do vestuário está a encarar problemas causados pela importação mais onerosa de matérias-primas e tecidos. Por outro lado, verifica-se uma escassez no mercado têxtil tanto nos tecidos para estofos, como em lycra para vestuário.

 

APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO

  • A única nova medida de apoio do governo às empresas consiste na isenção de IRS para os pequenos comerciantes e artesãos. De acordo com o Ministro das Finanças e Tesouro, esta medida deverá tornar-se permanente. De acordo com o Presidente da República, Tayyip Erdogan, os empréstimos concedidos a comerciantes e artesãos durante a pandemia totalizaram 18,8 mil milhões de liras turcas (cerca de € 2,35 mil milhões).
  • Por decreto presidencial, é providenciado aos trabalhadores da restauração, que se encontram em licença sem vencimento e que não beneficiam de apoio da segurança social, o valor de 1.500 liras mensais (cerca de 158 euros).

 

CONSELHOS ÚTEIS ÀS EMPRESAS

  • Devido ao aumento da taxa de desemprego e dos casos de fraude, as exportadoras nacionais não deverão fazer negócio com empresas que tenham encontrado na internet. Antes de as contatar, deverão sempre perguntar à Delegação da AICEP em Ancara se a empresa em causa existe e é credível.
  • Por outro lado, as empresas portuguesas deverão precaver-se e utilizar cartas de crédito e outros mecanismos nas suas transações.
  • A Turquia poderá substituir países asiáticos nas cadeias de fornecimento (ex.: têxteis).
  • Oportunidades de negócio: TIC (digitalização; serviços online na saúde, ensino, restauração e desporto em casa); químicos (matérias-primas); engenharias; plásticos; papel e pasta de papel; ouro e pedras preciosas (NC 71); maquinaria; farmacêutica. Projetos PPP e IPA.
  • Tendências de mercado: área da saúde: já era um setor importante neste mercado e tornou-se ainda mais relevante com o Covid; transformação digital das empresas, nomeadamente as PME, e instituições; venda online através de marketplaces, muito utilizados principalmente pelas camadas jovem e de meia-idade.

 

SITES RELEVANTES

 

Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.

Última atualização: 26 de abril de 2021.

As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.