O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e exibir anúncios dirigidos. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies. Para saber mais leia a nossa Política sobre cookies. Aconselhamos igualmente a consulta da nossa Política de privacidade.

SUÍÇA: COVID-19

Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio na Suíça decorrentes da COVID-19.

PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS

  • Cumprimento de distanciamento e uso de máscara em todo o território e meios de transporte.
  • Obrigatoriedade de trabalho à distância e redução ao mínimo de deslocações e contactos.
  • Limitações à entrada de cidadãos: 1) As fronteiras estão abertas para cidadãos da UE e da EFTA, mas com as seguintes limitações: quarentena de 10 dias (ou de 7 dias desde que ao 7º dia seja feito teste Covid com resultado negativo) para quem estiver a entrar na Suíça a partir daquelas que são consideradas "áreas de risco", a que acresce a obrigatoriedade de apresentação de teste  PCR prévio feito com um máximo de 72h. A lista desses países ou territórios é revista em qualquer momento pelo Federal Office of Public Health. Portugal faz parte da lista de países de risco.  2) Países não Schengen têm uma segunda limitação, regulada pelo SEM – State Secretariat of Migration, estando os seus cidadãos impossibilitados de entrar na Suíça, exceto aqueles que lá trabalham, estudam ou vêm receber tratamento médico. 3) Todas as pessoas que chegam do estrangeiro são obrigadas a registo de dados de contacto.
  • Prevista a reabertura da economia em 2 momentos: em 1 de Março abre o comércio em geral, os museus, salas de leitura, arquivos, parques, zoos, equipamentos desportivos (pistas de gelo, courts de ténis, estádios de futebol e pistas de atletismo); para 1 de Abril está prevista a abertura dos restaurantes, mas apenas em espaços exteriores de esplanada. Também se equaciona a possibilidade de o público assistir a eventos desportivos, bem como a abertura de desportos indoor. Este 2º momento só acontecerá se diversas condições se cumprirem.
  • Os sectores mais afetados são os do Turismo, Cultura e Desporto.
  • Aplicam-se penalizações a quem não cumprir as regras sanitárias Covid.

 

APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO

  • Medidas de apoio a trabalho em horário reduzido “Kurzarbeit” – cobertura de custos salariais em caso de ausência, diminuição de horário de trabalho ou perda de trabalho – CHF 20mM;
  • Medidas dirigidas a empresas especialmente atingidas pela pandemia Covid-19 – CHF 10mM (medida repartida entre Cantão e Conselho Federal);
  • Apoios dirigidos a sectores específicos;
  • Corona-Erwerbsersatz ou APG-Corona (substituição de rendimento) – para empresários em nome individual e para casos de necessidade de ausência de trabalho por acompanhamento/guarda de filhos ou por quarentena.

Nota: a estes apoios financeiros acrescem outros apoios de âmbito estritamente cantonal.

O enquadramento legal às diversas medidas é dado pela Lei Covid e a repercussão das medidas no orçamento público é constantemente monitorizada.

 

CONSELHOS ÚTEIS ÀS EMPRESAS

  • “Go Digital – invista na comunicação digital” - é talvez um dos principais conselhos e, ao mesmo tempo, tendências de mercado. A Suíça aproveitou a pandemia para dar um grande salto neste tema.
  • Aposta em Inovação e em produtos/serviços da Economia Circular e Verde – por um lado o cliente suíço, intermédio e final, é sensível aos temas da proteção ambiental e, por outro, o mercado está em geral saturado de produtos/serviços, pelo que a aposta em produtos que tragam novas soluções é muito relevante.
  • Aposta na Diferenciação - oferta de produtos diferentes de uma forma diferente, surpreendendo pela simplicidade, rigor, mas também pelo bom humor e mensagem positiva.
  • Identificação clara das suas vantagens competitivas – os suíços não gostam de agressividade, mas gostam de clareza e exigem a quem chega que se apresente e conheça a sua cultura.
  • Cuidado nas questões de logística – é importante encontrar parceiros capazes e experientes, por forma a facilitar a vida ao cliente. E atenção, a Suíça não faz parte da UE, apesar de inúmeros acordos que promovem a circulação de bens e pessoas.
  • Promoção do produto em sintonia com o cliente, numa relação win-win, promovendo relações de longo prazo.
  • Comunicação numa língua local (dominante no cantão que pretende abordar). A Língua inglesa é do conhecimento de muitos, mas não de todos e os suíços preferem comunicar na sua própria língua, sempre que possível.

 

SITES RELEVANTES

Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.

Última atualização: 1 de março de 2021.

As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.