O nosso website utiliza cookies para melhorar a sua experiência de navegação e exibir anúncios dirigidos. Ao continuar a navegar está a consentir a utilização de cookies. Para saber mais leia a nossa Política sobre cookies. Aconselhamos igualmente a consulta da nossa Política de privacidade.

SUÉCIA: COVID-19

Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio na Suécia decorrentes da COVID-19.

PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS

  • Actualização da informação Covid pelo governo sueco, The latest information about Covid-19 - Krisinformation.se

  • Novas medidas de agrupamento alteradas, Current rules and recommendations - Krisinformation.se

  • Exportações suecas observam forte recuperação após vacinações bem sucedidas nos principais mercados de exportação. Mais da metade dos exportadores suecos expressam otimismo, após uma forte recuperação nos mercados estrangeiros. A tendência é impulsionada por campanhas de vacinação bem-sucedidas no exterior e "incentiva as pessoas a investir e consumir novamente", comentou Jens Hedar, da Swedish Export Credit Corporation (SEK), no seu último barômetro. Mais da metade dos entrevistados afirmou que sua posição financeira se fortaleceria nos próximos anos e apenas 3% afirmaram que as condições vão se enfraquecer nos próximos anos. Metade do PIB da Suécia depende do desempenho das exportações e a recuperação pode melhorar as perspectivas de emprego na Suécia.

  • A economia continua a atingir patamares históricos, segundo os últimos dados do National Institute of Economic Research (KI) de Junho, tendo o indicador de tendencia economica subido para 119,8, face aos 119,3 em Maio, com o sector industrial a ser o principal impulsionador da atividade económica. Os indices de confianca nos setores da construção, do retalho e dos serviços também apresentam perspectivas positivas para o futuro . Somente o indice de confiança do consumidor diminuiu The Economic Tendency Indicator still record-high - Konjunkturinstitutet.

  • A indústria de táxis perdeu 40% de vendas durante a pandemia, de acordo com um relatório da Associação Sueca de Táxis. Ao mesmo tempo, o número de táxis diminuiu em 10%, de acordo com o relatório. As reuniões digitais também significaram os serviços para empresas tenham diminuido.

  • Construção: A construção de novas casas caiu cerca de 15% em 2020. Adicionalmente, a título de exemplo, referir que a expansão e renovação do principal aeroporto de Estocolmo foi adiada.

  • A proibição de entrada temporária com um requisito de teste para entrada de Estados da UE e alguns outros estados está em vigor desde Fevereiro. O Governo prorrogou até 31 de agosto de 2021 a proibição geral de entrada de cidadãos estrangeiros que não podem apresentar um certificado de vacinação, um resultado negativo do teste COVID-19 ou um certificado que confirme a recuperação da COVID-19. Os viajantes provenientes dos países nórdicos (Finlândia, Noruega, Dinamarca e Islândia) estão isentos do requisito de ensaio COVID-19. Isto aplica-se também às pessoas com autorização de residência na Suécia, independentemente da cidadania. Os viajantes provenientes de outros países associados da UE e de Schengen devem apresentar: Certificado de vacinaçãocontra a COVID-19, Certificado de valorização da COVID-19, Um teste COVID-19 negativo antes da partida, realizado nas 48 horas anteriores à chegada.
    Testes aceites: Antígeno, TMA, PCR, LAMP. As informações devem ser fornecidas numa destas línguas: Sueco, inglês, norueguês, dinamarquês ou francês. Os viajantes com menos de 18 anos estão isentos dos requisitos acima mencionados.

    Para esclarecimento de dúvidas mais específicas relativamente à suspensão temporária de entrada, aceder Questions and answers about the entry ban to Sweden - Government.se  e Re-open EU (europa.eu) International travel restrictions - Krisinformation.se
  • Feiras, seminários, congressos e outros eventos foram adiados, ou passaram a ser meramente digitais/online.

 

APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO

  • Orçamento para 2021/Budget bill 2021. Finansplan ENG (docx) (government.se) O governo descreveu o orçamento para 2021 como sendo "histórico", sendo o maior dos tempos modernos. O governo sueco planeia “bombardear” 105 mil milhões (Billion) de Coroas Suecas na economia para o ano de 2021, através de cortes nos impostos e em vários tipos de investimentos, com a finalidade de colocar a economia de volta, reforçando, ainda, o estado previdência (welfare) e o combate às alterações climáticas. Normalmente, os orçamentos suecos preveem investimentos de cerca de 20 a 30 mil milhões de Coroas Suecas, daí a importância do de 2021. O estímulo fiscal dos 105 mil milhões (Billion) de Coroas Suecas (2% do PIB sueco) no orçamento de 2021 é relevante, quando comparado com os anteriores, onde o estímulo fiscal correspondia a cerca de 0,5% do PIB. A Ministra das Finanças, Magdalena Andersson, resumiu esse pacote como; 75 mil milhões de Coroas Suecas em investimentos e SEK 30 mil milhões de Coroas Suecas em cortes de impostos. Será dada prioridade aos gastos sociais (welfare) e aos investimentos ditos verdes, por um lado, e a cortes de impostos pelo outro. A ministra mencionou; “A transição climática será acelerada, o bem-estar social fortalecido, o ambiente de negócios e a competitividade melhorada, a integração avançada, o crime combatido e as ligações urbano-rurais fortalecidas”.

 

CONSELHO ÚTEIS ÀS EMPRESAS

  • O comércio físico está em claro declínio, em relação ao comércio online, que só no ano passado teve um crescimento de 40%. O comércio de produtos alimentares online foi o que mais cresceu (+ 95%), seguido de mobiliário e artigos de decoração (+ 63%) e de beleza e saúde (+ 59%). (E-barometern da PostNord).

  • Investir em novos serviços associados ao e-commerce. As empresas nacionais deverão ter em atenção a importância que o e-commerce representa no mercado sueco, devendo reposicionar a sua estratégia/canal de acesso/distribuição ao mercado sueco também segundo esse novo paradigma. Resumindo: investir numa estratégia digital mais eficiente: canais digitais, market places, e-commerce.

  • O e-commerce sueco continuará a crescer fortemente este ano. As vendas aumentaram 53% durante o primeiro trimestre de 2021, em comparação com o mesmo trimestre do ano passado. Durante a pandemia em 2020, o crescimento atingiu níveis históricos e, como no ano passado, as vendas de mantimentos aumentaram mais de 128%. Produtos mais comercializados; de beleza e saúde, inclusive produtos farmacêuticos, seguidos de coinfecção e calçado.

  • Aplicação de políticas/soluções/produtos sustentáveis/verdes em toda a cadeia de produção/distribuição.

  • Nearshoring por parte das empresas suecas. Reforçar o posicionamento de Portugal enquanto fornecedor nearshore (tendência que já é uma realidade).

  • Foco em setores como: Casa e Design, Do-it-Yourself, Alimentar e Vinhos, TICE e Serviços/Produtos inovadores para a saúde e 3a idade.

 

SITES RELEVANTES

Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.

Última atualização: 15 de julho de 2021.

As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.