A nosssa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Tente o Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio na Suécia decorrentes da COVID-19.
PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS
APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO
Orçamento para 2021/Budget bill 2021. Finansplan ENG (docx) (government.se) O governo descreveu o orçamento para 2021 como sendo "histórico", sendo o maior dos tempos modernos. O governo sueco planeia “bombardear” 105 mil milhões (Billion) de Coroas Suecas na economia para o ano de 2021, através de cortes nos impostos e em vários tipos de investimentos, com a finalidade de colocar a economia de volta, reforçando, ainda, o estado previdência (welfare) e o combate às alterações climáticas. Normalmente, os orçamentos suecos preveem investimentos de cerca de 20 a 30 mil milhões de Coroas Suecas, daí a importância do de 2021. O estímulo fiscal dos 105 mil milhões (Billion) de Coroas Suecas (2% do PIB sueco) no orçamento de 2021 é relevante, quando comparado com os anteriores, onde o estímulo fiscal correspondia a cerca de 0,5% do PIB. A Ministra das Finanças, Magdalena Andersson, resumiu esse pacote como; 75 mil milhões de Coroas Suecas em investimentos e SEK 30 mil milhões de Coroas Suecas em cortes de impostos. Será dada prioridade aos gastos sociais (welfare) e aos investimentos ditos verdes, por um lado, e a cortes de impostos pelo outro. A ministra mencionou; “A transição climática será acelerada, o bem-estar social fortalecido, o ambiente de negócios e a competitividade melhorada, a integração avançada, o crime combatido e as ligações urbano-rurais fortalecidas”.
CONSELHO ÚTEIS ÀS EMPRESAS
Investir em novos serviços associados ao e-commerce. Com a atual pandemia, o e-commerce consolidou-se ainda mais na Suécia, tanto ao nível do retalho alimentar como no retalho fileira casa, alimentar, moda, etc. A Suécia, já antes do atual surto pandémico, era um país em que o comércio online tinha grande aceitação pelo consumidor (devido à forte digitalização e hábitos de consumo), fazendo com que esse tipo de canal tenha crescido de forma muito positiva. As empresas nacionais deverão ter em atenção a importância que o e-commerce representa no mercado sueco, devendo reposicionar a sua estratégia/canal de acesso/distribuição ao mercado sueco também segundo esse novo paradigma. Resumindo: investir numa estratégia digital mais eficiente: canais digitais, market places, e-commerce.
SITES RELEVANTES
Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.
Última atualização: 1 de março de 2021.
As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.