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POLÓNIA: COVID-19

Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio na Polónia decorrentes da COVID-19.

PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS

  • Quarentena obrigatória (10 dias) para quem entrar no território nacional por meio de transporte coletivo;
  • Estão isentas da quarentena pessoas já vacinadas contra o COVID-19;
  • Estão isentas da quarentena pessoas que, dentro de 48 horas antes da entrada no território da Polónia, obtiverem resultado negativo do teste de diagnóstico para o SARS-CoV-2, antígeno e RT-PCR (o resultado deve ser apresentado em polaco eu em inglês);
  • Manter 1,5 m de distância de outros em espaços públicos;
  • Cobrir o nariz e a boca em áreas públicas num espaço aberto quando não é possível manter 1,5 m de distância de outras pessoas, e também em espaços fechados, por exemplo, em lojas e transportes públicos;
  • Seguir rigorosamente as regras sanitárias em locais onde as pessoas estão reunidas (desinfeção e manutenção de uma distância adequada);
  • Até finais de março de 2021, estão suspensos os voos diretos regulares entre a Polónia e Portugal;
  • Setores mais afetados: cultura, entretenimento, lazer, turismo e restauração, indústria ligeira de moda, setor dos eventos;
  • Os restaurantes só podem vender comida em take away ou entrega ao domicílio;
  • Hotéis, teatros, cinemas e piscinas só com 50% da ocupação.

                                                                                         

APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO 

  • Possibilidade de cofinanciamento de salários de empregados;
  • Subsídio a remunerações de empregados no tempo de inatividade empresarial ou na situação de redução do tempo de trabalho;
  • Empréstimo para transações;
  • Empréstimos de até 5.000 PLN para microempresas;
  • Contribuições ZUS (descontos para a Segurança Social) – possibilidade do pagamento a prestações ou pagamento com perdão de juros;
  • Possibilidade de liquidação retroativa de prejuízos fiscais no IRC;
  • Prorrogação do prazo de pagamento dos adiantamentos (valores mensais) do imposto IRS;
  • Possibilidade da redução de adiantamentos a título dos impostos IRC e IRS mediante requerimento ou a possibilidade do perdão da dívida;
  • Apoio financeiro durante o período de inatividade empresarial relativo a empresários em nome individual;
  • Cofinanciamento da parte dos custos relacionados com a atividade empresarial relativo a empresários em nome individual;
  • Vouchers turísticos: válidos até 31 de março de 2022.
  • O Programa de auxílio financeiro Tarcza PFR 2.0 (Shield PFR 2.0) irá disponibilizar 35 mil milhões de PLN para apoiar microempresas, pequenas e médias, e grandes empresas que atuam em 38 setores, escolhidos para o efeito, da Classificação Polaca de Atividades PKD/(NACE).

 

CONSELHO ÚTEIS ÀS EMPRESAS 

Setores de oportunidade:

  • Digitalização - soluções e inovações digitais
  • Eco e sustentabilidade
  • Internet das coisas/Indústria 4.0
  • Fintech - serviços financeiros

Setores tradicionais:

  • Fileira casa
  • Vinhos
  • Moldes de Injeção
  • Automóvel
  • Produtos ligados à área da saúde: medicamentos e dispositivos médicos
  • Rochas Ornamentais

 

Conselhos práticos para as empresas portuguesas:

  • Decisão compra feita com base preço, mercado muito competitivo;
  • O custo de transporte é um fator importante no preço final;
  • Cotações devem ser feitas em Euro ou PLN;
  • A Polónia deve ser visto como um país da Europa Central, evitar o erro de referir “País de Leste”;
  • Podem ser lentos e conservadores a mudar para novos fornecedores. Necessária resiliência na aproximação comercial;
  • Devido a caraterísticas do mercado como dificuldades com o idioma, recomenda-se parcerias locais.

 

SITES RELEVANTES

Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.

Última atualização: 1 de março de 2021.

As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.