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ITÁLIA: COVID-19

Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio em Itália decorrentes da COVID-19.

PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS

  • Quebra geral nas vendas e nas encomendas.
  • Restrições à circulação de pessoas e abertura de atividades comerciais, determinadas pela mudança na classificação das regiões por áreas de risco (vermelha, laranja, amarelo, branca), realizada aproximadamente a cada 15 dias.
  • Dificuldades no transporte internacional de mercadorias e restrições nas conexões internacionais.
  • Os setores mais afetados são o comércio em geral, o setor Horeca, o turismo nacional e internacional.

 

APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO

  • Empréstimos e linhas de crédito subsidiadas para as empresas fazerem face às despesas relacionadas com a Covid-19, apoiar o aumento das exportações, e enfrentar uma crise de liquidez.
  • Empréstimos de fundos não reembolsáveis ​​para atividades económicas forçadas a encerrar devido a medidas de confinamento.
  • Suspensão de despedimentos até 31 de março 2021.
  • Suspensão e/ou cancelamento do pagamento de alguns impostos e taxas.
  • Possibilidade pelas empresas de usufruírem da "Cassa Integrazione COVID-19" (a possibilidade das empresas em dificuldade de suspenderem os funcionários, que receberão um subsídio estatal igual a 80% de seu salário) até 31 de março 2021.

 

CONSELHO ÚTEIS ÀS EMPRESAS

  • Reorganização das cadeias de valor: mais de 50% da exportação italiana depende a montante e a jusante da participação na cadeia de valor que a pandemia veio, de certa forma, bloquear.
  • Existe uma possibilidade real de as empresas poderem vir a substituir algumas importações provenientes de países longínquos, especialmente da China, e repensar a fileira logística.
  • A reformulação da cadeia de valor oferece às empresas portuguesas a oportunidade de entrar em Itália, substituindo ou juntando-se aos antigos fornecedores, em todos os setores industriais.
  • Na cultura das empresas italianas, as relações pessoais são fundamentais, tanto entre empreendedores como entre gerentes e técnicos.
  • O principal meio de promover a empresa é a participação em feiras de setor; outros métodos (mailing list, telemarketing, webinares,) são muito úteis apenas numa segunda fase. 

 

SITES RELEVANTES

Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.

Última atualização: 1 de março de 2021.

As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.