A nosssa rede de distribuição não chega ao Internet Explorer.
Tente o Google Chrome, Microsoft Edge, Mozilla Firefox ou Safari.
Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio nos Emirados Árabes Unidos decorrentes da COVID-19.
PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS PARA AS EMPRESAS
A atividade económica foi retomada, quase na totalidade, desde novembro 2020. Em janeiro de 2021 o número de casos de COVID-19 começou, uma vez mais, a aumentar o que levou à alteração das medidas de combate à pandemia: UAE coronavirus: All 7 Emirates announce new, stricter Covid safety rules
Recuperação pós-pandémica será lenta nos países do GCC. Mesmo que os Emirados Árabes Unidos (EAU) tenham conseguido controlar a pandemia melhor do que países europeus/EUA, a economia do país, principalmente do Dubai, é altamente dependente da dinâmica global. A probabilidade de recessão na Europa terá um impacto significativamente negativo nos Emirados. O setor do turismo manter-se-á enfraquecido no curto/médio prazo e será o mais afetado pela pandemia. O que terá um impacto muito negativo dado que o turismo é um dos grandes motores da economia do Dubai.
APOIO ÀS EMPRESAS NO MERCADO
A economia emirati pretende ser das primeiras a recuperar das consequências da pandemia COVID-19, esta recuperação é auxiliada por iniciativas fiscais e monetárias levadas a cabo pelo Banco Central dos EAU e por pacotes de estímulo lançados por diferentes emirados. Consulte os estímulos em cada um dos 7 emirados.
CONSELHOS ÚTEIS ÀS EMPRESAS
A atual prioridade das empresas locais passa por escoar os produtos com o objetivo de fazer face aos compromissos financeiros assumidos. O setor do agroalimentar tem crescido consideravelmente nos EAU, sendo que a procura de produtos europeus se acentuou durante os primeiros meses do ano. O símbolo “Made in Europe” começa a ganhar ainda mais importância nos EAU.
Assiste-se a uma mudança rápida nos hábitos de consumo. O “novo normal” será comprar online. De acordo com a Dubai Chamber durante o período de confinamento, os principais produtos procurados na internet, nos EAU, foram: “groceries”, “online courses”, “telecommuting” e “Ikea”. Atualmente 49% da população nos EAU compra online. O Governo emirati, em colaboração com a Polícia do Dubai e o Departamento Económico do Dubai, lançou uma campanha: “Stay Secure”.
A digitalização das empresas que pretendam entrar neste mercado torna-se essencial. De realçar que mesmo antes da pandemia, as vendas via redes sociais, começavam a registar sucesso no país e na região. Empresas que integrem soluções tecnológicas simples e inovadoras na sua cadeia de suprimentos poderão ter uma grande vantagem competitiva neste novo cenário de hábitos de consumo.
SITES RELEVANTES
Página oficial do Governo emirati sobre a evolução da COVID-19
Página da Embaixada de Portugal em Abu Dhabi (em constante atualização)
Página LinkedIn da Embaixada de Portugal em Abu Dhabi (em constante atualização)
Nota: Tendo em conta o rápido desenvolvimento da pandemia COVID-19 e dos seus impactos na economia dos diversos países, a informação constante nesta página poderá não corresponder à totalidade da informação do mercado disponível e poderá ficar temporariamente desatualizada.
Última atualização: 1 de março de 2021.
As empresas clientes da AICEP poderão contactar os respetivos Gestores de Cliente que lhes poderão fornecer informação adicional ou mais detalhada.