Hong Kong: COVID-19
Conheça os constrangimentos, medidas de relançamento da economia e oportunidades de negócio em Hong Kong decorrentes da COVID-19.
MEDIDAS GOVERNAMENTAIS DE RELANÇAMENTO ECONÓMICO E APOIO ÀS EMPRESAS
O governo da RAEHK lançou um pacote de medidas de apoio às empresas e garantia de emprego no valor de 14 mil milhões de euros (HK$ 120 mil milhões), das quais se destacam:
- Apoio financeiro aos residentes no montante de HK$ 10.000;
- Garantia de empréstimo às PME, a juros baixos, para pagamento de salários e alugueres, por um período de seis meses;
- Redução dos impostos sobre lucros até 100%, nos exercícios de 2019/20 no valor máximo de HK$ 20.000;
- Isenção de várias taxas do governo e nas tarifas de água e saneamento para as empresas;
- Apoio ao arrendamento para as PME e fundo anti epidemia no montante de HK$ 16,9 mil milhões, que inclui subsídios às empresas dos setores mais afetados pela crise, como o turismo, restauração, artes e espetáculos, pequenos comércios de produtos alimentares e perecíveis, feiras e exposições, logística, transporte e construção.
- O Governo da RAEK anunciou um apoio financeiro adicional de HK $ 4,5 bilhões (490 milhões de euros) para apoiar 23 setores específicos considerados os mais afetados pela pandemia, como turismo e os setores de alimentos e bebidas.
- O Governo local vai investir cerca de HK $ 500 mil milhões (€ 55 mil milhões) em obras públicas, nos próximos cinco anos, como medida de estímulo à economia para sair da recessão.
- Novas medidas anunciadas permitem que pequenas empresas obtenham empréstimos no valor de salários dos funcionários durante 12 meses ou HKD 5 milhões (€ 540.000), o que for mais baixo. O período máximo de reembolso para empréstimos, ao abrigo deste novo pacote, foi aumentado de três para cinco anos.
QUAIS OS PRINCIPAIS CONSTRANGIMENTOS NO MERCADO
< class="bullets">
NOVAS OPORTUNIDADES DE NEGÓCIO DECORRENTES DO PÓS-COVID E CONSELHOS UTEIS ÀS EMPRESAS
- Hong Kong está a passar por um momento muito particular e incerto. O covid-19 veio afetar ainda mais uma economia que vem sendo fustigada, desde o ano passado, pelos protestos sociais e pela guerra comercial entre a China e os EUA.
- A preocupação com a interferência de Pequim, nos assuntos económicos e políticos de Hong Kong e o futuro do regime “um país, dois sistemas”, bem visível na desclassificação pelas agências Fitch e Moody’s, levanta preocupações sobre o futuro económico e financeiro de Hong Kong.
- Os protestos nas ruas voltaram em força, assim que a situação do Covid-19 ficou mais controlada.
- É importante acompanhar as notícias referentes à situação no território, para definir uma estratégia para o mercado.
SITES RELEVANTES A CONSULTAR
Governo RAEHK:
https://www.gov.hk/en/business/
South China Morning Post:
https://www.scmp.com/news/hong-kong
Texto template inserido por JS